top of page

Rota da estrela

A rota da Estrela visa mostrar todo o esplendor do ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela, e o segundo mais elevado de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, tem maior altitude, com 2351 metros).  Diz-se ainda que no reinado de D.João VI, o mesmo mandou construer um monumento de pedra de forma a completar a altitude da serra de forma que que ficasse com os dois mil metros de altitude.

 

O ponto situa-se no limite das freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), sendo, por isso, pertença de três municípios: Covilhã, Manteigas e Seia.

 

Da Torre tem sem duvida uma vista privilegiada sobre a paisagem de vales encaixados numa zona onde o xisto e o granito são predominantes e recortados por diversos cursos de água.

 

A grande atração da Torre são sem dúvida os lençóis de neve durante os meses de inverno onde pode inclusive praticar ski, todavia, nos meses de verão mantem a sua beleza, os dias mais claro permitem uma vista por todo o horizonte, há quem chegue mesmo a dizer que pode abranger até ao mar.

 

Não pode deixar a Torre sem conhecer a grande oferta de produtos regionais, aqui pode contar com restauração e também lojas tradicionais onde pode comprar produtos como lanificíos, mel, pão e o Famoso Queijo da Serra.

CURIOSIDADES

Contava a lenda que havia um rei ao qual chegou a notícia de que todas as noites um pastor do alto da serra conversava com uma estrela.
O rei mandou logo chamar o pastor e ordenou-lhe que lhe desse a sua estrela, prometendo em troca dar-lhe muitas riquezas e muitos dos seus bens.
O pastor não aceitou, pois preferia ser pobre do que perder a sua estrela. Ao voltar à sua pobre cabana no alto da serra, o pastor ouviu uma doce melodia que era a sua estrela a cantar. Ela estava com receio de que o pastor se deixasse levar pela ambição da riqueza.
O pastor ficou todo contente e a estrela prometeu que sempre seria sua amiga.
Então o velho pastor exclamou:
– De hoje em diante, esta serra há-de chamar-se Serra da Estrela.
Conta a lenda que no alto da serra ainda hoje se vê uma estrela que brilha de maneira diferente das outras estrelas, como que à procura do bom e velho pastor amigo.

Nossa Senhora da Boa Estrela

Rota da Estrela

Covilhã - Miradouro - Pedra do Urso Senhora da Boa Estrela - Torre - Covilhã

Tempo estimado: 2h

Preço: 45€ *

NOTAS:

* Todos os preços para um limite máximo de 4 pessoas

bottom of page